sexta-feira, 16 de agosto de 2019

No coração da montanha, de Jan Karon


Será que conseguiria fazer o sermão? conseguiria pregar em sua antiga congregação e levar algo que valesse a pena para o culto? não podia negar a si próprio e nem a Deus – sentia nervoso, desalentado com relação ao assunto1.

         As capas dos livros têm um poder impressionante de chamar atenção dos leitores pois a ilustração utilizada pelos produtores da publicação reflete, nas maiorias das vezes, a essência da obra para quem o visualiza. Não vou negar que essa foi a razão que me fez adquirir no LivraLivro (um site de trocas de publicações) o romance “No coração da montanha” da escritora americana Jan Karon.

            Foi gratificante perceber as agruras vividas pelo clérigo anglicano Tim Kavanagh após a sua aposentadoria, bem como o prazer da produção de livros infantis pela sua esposa Cynthia que a fez perambular pelo mundo divulgando seu trabalho, enquanto o marido estava mergulhado numa luta semelhante a de “Jacó com o anjo”.

            A história transcorre na cidade de Mitford e as cenas nos levam para diferentes lugares: restaurante, livraria, igreja, barbearia, fazenda, hospital e principalmente a residência do pastor Tim. Na verdade, agora que concluí a leitura penso que a autora escreveu revestida de um estilo literário que agrega a vida dos personagens com as boas novas de Jesus Cristo.

            O reverendo Tim já aposentado de suas atividades na Igreja e sofrendo com a diabetes, sofre um acidente que muda totalmente a sua vida e ao invés de cumprir uma promessa que havia feito de trabalhar num lugar carente, passa por uma caminhada difícil decorrente das consequências do episódio que quase acaba com a morte por atropelamento de um colega batista.

            Embora os trechos mudam de uma cena para outra seja relâmpago, foi possível sentir a apreensão do tio do clérigo em tentar decorar alguma piada para alegrar seu sobrinho, e até a mudança de vida de um ex-presidiário que retorna à penitenciaria para pregar aos que lá estão.

            O livro veio também com uma cartinha enviada pela leitora que aceitou meu pedido de troca e trazia a seguinte mensagem:
“Gustavo
boa leitura
abraço
V...

            Encerrada a leitura posso dizer que valeu à pena, pois a obra me trouxe uma vertente literária nova e prazerosa conectada com a caminhada evangélica e ao mesmo tempo encorajadora. E como o livro faz parte de uma série, espero em breve ler os demais volumes.

Sobre a autora

             
 
Nascida Janice Meredith Wilson em 1937, Jan Karon foi criada em uma fazenda
perto de Lenoir, Carolina do Norte. Jan sabia muito cedo que queria ser escritora. 
Ela escreveu seu primeiro romance quando tinha 10 anos de idade, no mesmo ano
 em que ganhou um concurso de contos  organizado pela escola local 2.
 
Leia mais sobre a autora em sua página.

Referências

1 Karon, Jan. No coração da montanha. Tradução de Ivani Shewchenko. São Paulo: Landscape, 2007. (Série Mitford). P. 223.
2 Sobre Jan. Disponível em: http://www.mitfordbooks.com/?page_id=91. Acesso em: 16.abr.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário